Segundo Libâneo (2005), as intervenções dos profissionais da educação e dos usuários
na gestão escolar fazem dela uma comunidade democrática de aprendizagem. A
adequada estruturação da direção e seu funcionamento constituem fatores essenciais
para atingir eficazmente os objetivos de formação. Uma vez que as decisões são
tomadas coletivamente, é preciso pô-las em prática. Para isso, a escola deve estar bem
coordenada e administrada.
A organização e a gestão escolar requerem o conhecimento e a adoção de princípios
básicos como: planejamento participativo, integração de atividades, distribuição de
recursos e auto-gestão, cuja sua aplicação deve estar subordinada às condições de cada
escola. Alguns Autores, afirmam que o exercício das práticas de gestão democráticoparticipativa,
a serviço de uma organização escolar, requer conhecimentos, habilidades
e procedimentos práticos. O trabalho nas escolas envolve, ao mesmo tempo, processos
de mudança nas formas de gestão e nos modos de pensar e agir. Em razão disso, a
formação do docente, tanto a inicial como a continuada, precisa incluir ao estudo das
ações de desenvolvimento organizacional, o desenvolvimento de competências
individuais e grupais para que os pedagogos especialistas e os docentes possam
participar de modo ativo e eficaz da organização e da gestão do trabalho na escola.
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Segundo Nóbrega (2003, p.8), "A maior inovação que a escola pode fazer é colocar
seus dirigentes para se tornarem gestores". Pois ao considerar o professor como um
prestador de serviços e que ele precisa desenvolver algumas habilidades para ser bemsucedido
no mercado, isso requer conhecimento de gestão. Andrade & Amboni (2002)
citam algumas competências e habilidades a serem desenvolvidas no processo de
gestão, como: capacidade de reconhecer e definir problemas, equacionar soluções,
pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar
preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos. A ENAP (2003) afirma que a
análise e melhoria de processos são fundamentais para o fortalecimento e o
desenvolvimento dos processos de uma organização, conduzindo-a ao caminho da
excelência gerencial.