Atividade 3.3 – Plano de Aula – Maria Rita e Marieta
Ensino Fundamental: Séries iniciais
Componente Curricular: Ciências
Ano: 4 ano
Conteúdo específico: Ciclo da água na natureza
Interdisciplinariedade: Português; Ed. Artística
Objetivos:
-Identificar a água como uma das principais questões socioambientais do mundo atual;
-Reconhecer a presença da água como recurso natural indispensável à vida na Terra;
-Perceber as diferentes etapas e processos do ciclo da água na natureza.
Desenvolvimento do conteúdo: duas aulas de 2h cada.
Primeira Aula
A professora inicia a aula sondando os alunos, em relação ao que já estudaram ou sabem sobre a água e seu ciclo na natureza ( De onde vem a água? Como ela se forma na natureza? Como ela chega até as nossas casas? Como poderemos economizá-la? ).
Após o debate, a professora distribui o texto: Ciclo das águas e propõem a leitura do texto pela turma, em voz alta.
CICLO DAS ÁGUAS
A água pura (H2O) é um líquido formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio e os cientistas acreditam que apareceu no planeta cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. O ciclo da água, também denominado ciclo hidrológico, é responsável pela renovação da água no planeta. A água é fator decisivo para o surgimento e o desenvolvimento da vida na Terra.
As forças da natureza são responsáveis pelo ciclo. Ele se inicia com a energia solar incidente no planeta, que é responsável pela evapotranspiração das águas dos rios, reservatórios e mares, bem como pela transpiração das plantas. O vapor d'água forma as nuvens, cuja movimentação sofre influência do movimento de rotação da Terra e das correntes atmosféricas. A condensação do vapor d'água forma as chuvas. Quando a água das chuvas atinge a terra, ocorrem dois fenômenos: o escoamento superficial em direção dos canais de menor declividade, alimentando diretamente os rios, e a infiltração no solo, alimentando os lençóis subterrâneos. A água dos rios tem como destino final os mares e, assim, fecha-se o ciclo das águas. A movimentação da água na natureza é mostrada na figura a seguir.
As forças da natureza são responsáveis pelo ciclo. Ele se inicia com a energia solar incidente no planeta, que é responsável pela evapotranspiração das águas dos rios, reservatórios e mares, bem como pela transpiração das plantas. O vapor d'água forma as nuvens, cuja movimentação sofre influência do movimento de rotação da Terra e das correntes atmosféricas. A condensação do vapor d'água forma as chuvas. Quando a água das chuvas atinge a terra, ocorrem dois fenômenos: o escoamento superficial em direção dos canais de menor declividade, alimentando diretamente os rios, e a infiltração no solo, alimentando os lençóis subterrâneos. A água dos rios tem como destino final os mares e, assim, fecha-se o ciclo das águas. A movimentação da água na natureza é mostrada na figura a seguir.
O volume total da água permanece constante no planeta, estimado em 1,5 bilhão de quilômetros cúbicos. Os oceanos constituem cerca de 97,5% de toda a água do planeta. Dos 2,5% restantes, aproximadamente 1,9% estão localizados nas calotas polares e nas geleiras, enquanto apenas 0,6 % é encontrado na forma de água subterrânea, em lagos, rios e também na atmosfera, como vapor d'água.
Fonte: Cetesb. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
Fonte: Cetesb. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo

Após a leitura do texto, os alunos em grupos de três elementos cada, farão um cartaz sobre o ciclo da água na natureza, utilizando revistas e jornais, bem como o próprio texto em estudo. Após a confecção do cartaz, este será apresentado para a turma e ao término das apresentações, serão expostos no saguão da escola.
Os alunos deverão pesquisar na internet, para a próxima aula, sobre “Terrário”.
Segunda aula
A professora faz um breve comentário sobre a aula anterior e pergunta quem trouxe a pesquisa solicitada. Cada grupo expõem sobre o material que pesquisou. Após, irão confeccionar um terrário, com material reciclável disponível na escola. Após confeccionado o terrário, os alunos irão descrever e representar por desenho, os passos da confecção do terrário, bem como, fazer um comparativo do terrário com o ciclo da água na natureza.
Avaliação
Os alunos serão avaliados pelo conjunto de atividades realizadas no decorrer das aulas, levando em conta os objetivos definidos inicilmente.